Ensino Fundamental II

Proposta de Ensino

No Ensino Fundamental, da 5ª série/6º ano à 8ª série/9º ano, a proposta pedagógica do ISBA privilegia o desenvolvimento de aprendizagens significativas, através de atividades dinâmicas, interativas, reflexivas e dialogais que permitem ao aluno perceber-se como sujeito ativo, capaz de aprender a conhecer, fazer, conviver e ser. Nesta perspectiva o/a professor/a assume a função de mediador na interação do aluno com os conteúdos socialmente construídos das diversas áreas de conhecimento, orientando e direcionando o processo de apropriação do conhecimento de maneira sistemática e aprofundada e possibilitando o desenvolvimento da autonomia cognitiva e relacional.

Essa etapa de desenvolvimento dos alunos, em torno dos 10 aos 14 anos, envolve muitas transformações biológicas, cognitivas, relacionais e afetivas, próprias da passagem da infância para a adolescência, de um pensamento sustentado em situações e objetos concretos para um pensamento ampliado e articulado por vários conceitos, ideias, hipóteses, visões, possibilidades e conclusões. O/A aluno/a avança na autonomia em seu estudo individual com um professor para cada disciplina, e, ao mesmo tempo, gradativamente, na ampliação dos vínculos de amizade e fortalecimento dos relacionamentos com os colegas.

Organização Curricular

O currículo é composto de onze a quinze disciplinas, progressivamente estruturadas, nas quatro áreas de conhecimento:

 

Áreas do Conhecimento

Disciplinas

1. Código e Linguagem

Lingua Portuguesa x x x x
  Inglês x x x x
  Espanhol x x x x
  Artes x x x x

2. Ciências Exatas

Matemática x x x x
  Desenho Geométrico     x x

3. Ciências Naturais

Ciências x x x  
  Biologia, Química e Física       x

4. Ciências Humanas

História x x x x
  Geografia x x x x
  Filosofia x x x x
  Ensino Religioso x x x x
  SOE (Serviço de Orientação Educacional) x x x x

A prática pedagógica é organizada com alguns referenciais estruturantes como:

– Participação ativa do/a aluno/a como condição para a construção de novos conhecimentos;
– Problematização da realidade e busca de soluções para os problemas;
– Planejamento e pesquisa como elementos fundamentais para aprendizagens significativas;
– Socialização de aprendizagens entre alunos e destes com adultos;
– Interdisciplinaridade como opção pedagógica para construção de novos saberes e disparadora de ações transformadoras;
– Avaliação inclusiva, diagnóstica, processual e formativa realizada através de diferentes instrumentos.

Atividades Pedagógicas

Além de aulas expositivas, de trabalhos individuais e em grupo, seminários, apresentações artísticas e culturais, o Ensino Fundamental II desenvolve projetos pedagógicos interdisciplinares relacionados a temas como Ética, Saúde, Cidadania, Meio Ambiente, Consumo, Identidade, Pluralidade Cultural, Sexualidade, dentre outros voltados para ampliação cultural e formação pessoal e social dos/as alunos/as. Os temas interdisciplinares partem de questionamentos de uma necessidade de saber, de compreender a realidade sobre situações do cotidiano e o seu desenvolvimento prevê a mobilização de aprendizagens, interações afetivas, execução de atividades diversificadas e socialização dos conhecimentos e saberes construídos. Todos os passos visam a superação do saber fragmentado das disciplinas para uma visão de totalidade que promove a sensibilidade, o diálogo e o desenvolvimento de princípios e valores que alicerçam um espaço de aprendizagem em que os adolescentes são incentivados e orientados para atitudes positivas de ser, conviver e aprender.

Outras atividades pedagógicas:

– Cursos optativos de extensão curricular de: Música (Coral), Língua Estrangeira (Inglês).
– Robótica.
– Educação Física com modalidades esportivas: Jazz, Balet, Ginástica Rítmica, Ginástica Artística, Vôlei, Futsal, Caratê Judô…
– Olimpíadas esportivas.
– Oficinas artísticas e culturais.
– Excursões pedagógicas e de lazer
– Dinâmicas grupais.
– Gincanas.
– Olimpíadas do Conhecimento.
– Dia Mundial de Limpeza da Praia.
– Campanhas.
– Encontros de Formação.