Ensino Médio

Proposta de Ensino

A equipe de profissionais do Ensino Médio tem como norte de atuação a missão do ISBA, que é contribuir para a formação humana e cidadã através da busca de excelência em práticas educacionais com cordialidade e equidade para a transformação social.

Assim, a identidade do Ensino Médio do ISBA se define na articulação das dimensões trabalho, ciência, tecnologia e cultura, apoiada nos documentos oficiais. Dessa forma, propõe-se estimular novas formas de organização das disciplinas articuladas com atividades integradoras, a partir das inter-relações existentes entre os eixos constituintes desta etapa de formação.

O programa do Ensino Médio tem como objetivo promover os seguintes impactos e transformações:
– Consolidação da identidade desta etapa educacional, considerando a diversidade de sujeitos;
– Oferta de aprendizagem significativa para os/as estudantes;
– Reconhecimento e priorização da interlocução com as culturas juvenis.

Organização Curricular

A organização curricular pressupõe uma perspectiva de articulação interdisciplinar, voltada para o desenvolvimento de conhecimentos – saberes, competências, valores e práticas. Considera ainda que o avanço da qualidade na educação depende fundamentalmente do compromisso político e da competência técnica dos professores, do respeito às diversidades dos estudantes . Dessa forma, a proposta curricular é viva e dinâmica e deve promover inovações nas práticas pedagógicas constantemente.

Entendemos que o desenvolvimento de novas experiências curriculares estimula práticas educacionais significativas e permite que a escola estabeleça outras estratégias na formação do cidadão emancipado e, portanto, intelectualmente autônomo, participativo, solidário, crítico e em condições de exigir espaço digno na sociedade e no mundo do trabalho.

Tendo em vista a excelência em práticas educacionais e o ingresso do/a estudante no Ensino Superior das melhores unidades de ensino do Brasil, o ISBA conta com uma infraestrutura educacional paralela às atividades regulares:

– Cursos de Extensão Curricular (Empreendedorismo; Física Aplicada; Leitura analítica de obras literárias).

– Simulados de diferentes unidades de Ensino Superior.

– Cursos Interdisciplinares com foco nos processos seletivos.

– Simulados ENEM; Aulas ENEM.

– Aulas Interdisciplinares.

– Curso Intensivo para 1ª e 2ª etapas dos vestibulares.

– Orientação Profissional em parceria com a Faculdade Social e outras instituições de Ensino Superior e profissionalizantes.

– Análise dos filmes indicados pelas principais unidades de ensino do país.

– Laboratório de Redação (reestruturação de textos).

– Laboratórios de Química, Física, Biologia e Informática.

– Acompanhamento individualizado (Serviço de Orientação Educacional).

Educação Solidificada

O ISBA investe na solidificação dos seguintes aspectos educacionais:

1.Melhoria das Condições de Trabalho Docente e Formação Continuada.

– Formação Continuada de Professores e Capacitação em Serviço

– Organização da Coordenação Pedagógica

– Estruturação dos Ambientes de Planejamento Didático

2.Apoio às Práticas Docentes

– Material Didático

– Novas Tecnologias Educacionais. (Ambientes Virtuais para Dinamização das Aulas)

3.Desenvolvimento do Protagonismo estudantil

– Apoio aos intercâmbios para Estudantes do Ensino Médio

– Produção de mídias pelos estudantes(apoio do Centro de Recursos Tecnológicos)

– Apoio a projetos de incentivo a arte e cultura

– Orientação de Carreira dos Estudantes do Ensino Médio (parceria com o projeto Social Carreira da faculdade Social)

4.Infraestrutura Física e Recursos Pedagógicos

– Complexo esportivo, sítio, teatro e a faculdade

– Aquisição de recursos tecnológicos e equipamentos

5.Pesquisas e Estudos do Ensino Médio

– Elaboração de relatórios de pesquisa (Projeto Interdisciplinar), pelos estudantes.

Portanto, o Ensino Médio solidifica a relação do estudante com os números, as ciências e as humanidades. Solidifica os valores e princípios equacionando o espírito de cidadania e identidade cultural.