Fique atento: Inscrições para o Sisu começam hoje (23)

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) para colocar o estudante dentro das melhores universidades públicas do país, sem que ele precise fazer vestibular. Mas, detalhe: o processo seletivo, que acontece somente duas vezes ao ano, é totalmente baseado na nota do Enem.

A primeira edição do Sisu em 2018 começa hoje (23) e vai até sexta-feira (26). Já o resultado só sai na próxima semana, dia 29 de janeiro. E vale lembrar: as duas edições do Sisu são de graça.

Como funciona

As universidades que optam por usar o Sisu para selecionar seus alunos, oferecem um certo número de vagas e, ao fim do processo seletivo, serão escolhidos apenas os candidatos com as melhores notas dentro desse certo número de vagas. A nota mínima de corte varia, pois fica a critério da instituição, segundo o novo regulamento do sistema.

Para se inscrever você deverá fazer login no site http://sisu.mec.gov.br/, informando seu número de inscrição e senha do ENEM. Depois disso, o estudante poderá escolher duas opções entre os cursos e universidades disponíveis. Durante todo o período de inscrição você poderá fazer quantas alterações quiser nessas duas escolhas. Só o último registro será considerado.

Quando o período de inscrição acabar, chegará o momento de tensão: o Sisu selecionará os candidatos com as melhores classificações de cada curso, dentro do número de vagas disponíveis. A notícia boa é que, como você concorre a duas opções de curso, as suas chances de entrar na universidade aumentam!

Modalidades de inscrição

Ao selecionar um curso no Sisu, o estudante encontrará três modalidades de concorrência: ampla concorrência, lei de cotas e ação afirmativa:

– Vagas para a ampla concorrência contemplam qualquer um que tenha feito o Enem. Não é exigido nenhum outro pré-requisito.
– Vagas para políticas de ação afirmativa sempre vão depender da universidade. Como não são obrigatórias, algumas instituições têm e outras não. Elas podem ser outra categoria de reserva de vagas, ou apenas um bônus na nota do vestibulando. Exemplo: A UFRB reserva 5% das vagas oferecidas de ampla concorrência para candidatos com deficiência comprovada.
– Vagas para Cotas são exigidas por Lei. Neste caso, as instituições que participam do Sisu devem ter metade das suas vagas direcionadas para as cotas, que podem ser raciais ou para quem estudou em escola pública.

A primeira coisa que é preciso ter em mente é que ao escolher uma modalidade, você só vai concorrer com pessoas dessa mesma modalidade! O que isso quer dizer? Se você se inscrever para uma vaga de ampla concorrência, quem se inscreveu na vaga de ação afirmativa não vai disputar com você!

Cada candidato é o responsável por provar que atende a todos os requisitos necessários para concorrer a uma vaga pela Lei de Cotas! E fique atento na época de fazer sua matrícula: esse é o momento de apresentar os documentos. Não é o Sisu que confere sua documentação, mas a instituição aonde você irá se matricular! Então, tenha certeza de que está selecionando a modalidade correta.

Boa sorte a todos os estudantes do Colégio ISBA!!!