Proposta Teórico-Metodológica

O colégio ISBA adota uma Proposta Pedagógica pautada na concepção sócio-interacionista, a qual acredita que o desenvolvimento humano se dá a partir da convergência e interação entre os fatores biológicos e os sócio-culturais do indivíduo. Esta visão científica propõe importantes parâmetros norteadores para a compreensão do desenvolvimento humano:

1. O Organismo Humano é um sistema aberto, flexível, plural e interligado (sistêmico).

2. Para atingir a maturidade cognitiva e emocional, o Organismo Humano atravessa uma longa evolução que se apresenta a cada faixa etária vivenciada em suas diversas fases do ensino-aprendizagem.

3. A aprendizagem e o ensino são concebidos com base na inter-relação entre a experiência (ação) e o pensamento (noção-representação), que se estabelecem nas interações entre o educador e o aluno. O educador atua com intecionalidade e significação para “gerar” oportunidades de aprendizagem.
Nesta Concepção Teórica se estrutura o caminho metodológico que propõe alguns eixos determinantes da prática pedagógica:

– Propõe uma relação entre professor e aluno que seja afetiva e efetiva.
– Sugere que o planejamento para a aprendizagem esteja pautado na ativação dos sentidos (visão, audição, olfato, pele, sensações), por fim, experimentação.
– Propõe um ensino voltado para o “aprender a aprender”.
– Visa a funcionalidade e significação do saber.
– Estimula o pensamento problematizador e investigativo, alimentando a busca pela curiosidade e a conduta exploratória do educando.
– Acredita na relação de encorajamento e auto-superação.
– Busca formar o pensamento reflexivo e crítico diante do saber.
– Objetiva a transformar a informação em conhecimento.