A importância da leitura também nas férias

Tudo bem que, às vezes, esperamos os 365 dias do ano para tirar as sonhadas férias, curtir uma praia, descansar a mente, esquecer das provas. Mas, sabia que pode fazer tudo isso com um bom livro nas mãos?! Ou para os mais antenados, um e-book ?! Pois é! Uma leitura faz bem para a mente e até para a convivência social. Sim, quando lemos ficamos com mais conteúdo, mais vocabulário e mais entusiasmo para discutir assuntos diversos nas rodas de conversas com amigos. Além, claro, de preencher com cultura aquele tempo ocioso das férias.

Então, a nossa dica nesta segunda-feira é: abra um livro e viaje! Seja na matemática, na história, na física, na química, ou até nos romances, nas ficções científicas ou nos quadrinhos. O importante é não deixar a mente parada. O exercício mental irá melhorar seu desenvolvimento ao longo do ano letivo, acredite!

Segundo pesquisas científicas realizadas na Universidade de Stanford (EUA) e na Unidade de Neuroimagiologia Cognitiva do Instituto Nacional Francês de Saúde e Pesquisa Médica (FRA), decifrar, compreender, generalizar, sintetizar ou até mesmo propor hipóteses são funções superiores da mente usadas durante a leitura. Por isso, comprovadamente, a leitura faz bem ao cérebro.

Aproveite esse período, sem aquela cobrança de provas e atividades escolares, para também revisar alguns conteúdos vistos ao longo do ano. Assim, não terá “certos esquecimentos” na hora de aprender novas matérias. Para os pedagogos o hábito da leitura não deve ser interrompido, assim como qualquer atividade que as crianças estejam iniciando. Não é porque estão longe da escola que devem se afastar dos livros, afinal, eles são fontes inesgotáveis de prazer, que aguça a imaginação.

Por isso, pais, estimulem seus filhos desde cedo a terem essas experiências literárias. E as férias escolares são o período ideal para inserir a leitura no cotidiano e habituá-los a ler diariamente, ainda que trechos pequenos.

Por Alanna Freitas / Foto: Pixabay / Imagem: Comunicação ISBA