Alunos do ISBA debatem sobre respeito à diversidade religiosa

Uma manhã para conhecer diversas tradições religiosas, saber em quais pontos elas possuem igualdade e, principalmente, aprender a respeitar as diferenças. Foi assim que aconteceu a roda de conversa “Caminhos Para o Diálogo”, que reuniu estudantes do Colégio ISBA e representantes de sete tradições religiosas, nesta segunda-feira (26).

Os religiosos e religiosas explicaram os princípios básicos de suas crenças, quais os principais valores que defendem e contaram suas histórias de vida. Os estudantes do ISBA aprenderam mais sobre a Igreja Católica, a Igreja Anglicana, Igreja Presbiteriana, o Candomblé, o Judaísmo, Islamismo e o Espiritismo.

Participaram o Padre Eliomar Gomes, reitor do Santuário Nossa Senhora Educadora e diretor espiritual do Colégio ISBA; Padre Bruno Luiz, reverendo da Igreja Episcopal Anglicana; Pastora Sônia Mota, representante da Igreja Presbiteriana do Brasil; Mãe Jaciara Ribeiro, Yalorixá do terreiro Axé Abassá de Ogum; Rabino Mariano, responsável pela Sociedade Israelita da Bahia; Shaik Ahmad, líder da cultura islâmica em Salvador e Emilson Piau, integrante do movimento Espírita e da Casa do Caminho.

Representando todos os estudantes, as alunas do 8º ano, Maria Luiza, Victória e Yasmin Lopes fizeram uma representação artística, ilustrando o tema do diálogo entre as religiões e o respeito à diversidade de crenças. E os mestres de cerimônia do evento, os alunos Amanda Adrade e Bento Mota deixaram o recado de que, “vamos construir a paz e, para que ela cresça entre nós, devemos espalhar respeito, acolhimento, diálogo e amor”.

Vivemos uma diversidade, somos pluralidade!

Imagens