Colégio ISBA na história das Olimpíadas Brasileira de Matemática

Os estudantes do segundo ano do Ensino Médio do Colégio ISBA, João Gabriel Lofiego e Lucas Maia, farão jus a premiação de menção honrosa das Olimpíadas Brasileiras de Matemática (OBMEP), do ano de 2018. A cerimônia acontece nesta sexta-feira (19/07) no Salão Nobre da Reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA), no bairro do Canela. A OBMEP é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área.

A participação dos nossos alunos não é novidade. João Gabriel conta que já está na sua terceira Olimpíada, e Lucas ressalta que participa desde o 6° ano do Ensino Fundamental II obtendo participações significativas para ele desde o 7° ano, que foi quando pensou em desistir e recebeu incentivo de um antigo professor da Instituição: “Eu não queria participar e ele me incentivou, me deu um empurrão inicial. Os novos professores me incentivam também”.

Os estudantes do Colégio ISBA são estimulados diariamente a desenvolver conhecimentos em diversas áreas e a participar de novos desafios ao longo das suas trajetórias na escola. Eles mesmos destacam como é importante a participação na OBMEP e como isso influencia no comportamento deles enquanto alunos: “A Olimpíada é um desafio e eu sempre quero aprender coisas novas. É uma questão de tentar sempre aprender mais e assimilar novos conhecimentos. Por exemplo, às vezes não consigo resolver uma questão, então volto pra casa e tento resolvê-la.”, ressaltou João Gabriel. Já Lucas, comenta que “as olimpíadas podem não ter uma relação direta com a sua nota no Colégio, mas ela afeta sua postura enquanto estudante”.

Como dica para quem tem receio de participar das competições escolares, Lucas defende: “Toda pessoa deveria participar de pelo menos uma Olimpíada do Conhecimento, pois cada um tem uma relação mais próxima, com alguma matéria específica”. Ambos os alunos se sentem muito contentes e satisfeitos de estarem fazendo parte desta honraria e recebem a participação na OBMEP de 2018 como uma inspiração para as próximas.