Proposta de Ensino
A equipe de profissionais do Ensino Médio tem como norte de atuação a missão do ISBA, que é contribuir para a formação humana e cidadã através da busca de excelência em práticas educacionais para a transformação social.
Assim, a identidade do Ensino Médio do ISBA se define na articulação das dimensões trabalho, ciência, tecnologia e cultura, apoiada nos documentos oficiais. Dessa forma, propõe-se estimular novas formas de organização das disciplinas articuladas com atividades integradoras, a partir das inter-relações existentes entre os eixos constituintes desta etapa de formação.
O programa do Ensino Médio tem como objetivo promover os seguintes impactos e transformações:
– Consolidação da identidade desta etapa educacional, considerando a diversidade de sujeitos;
– Oferta de aprendizagem significativa para os/as estudantes;
– Reconhecimento e priorização da interlocução com as culturas juvenis.
Organização Curricular
A organização curricular pressupõe uma perspectiva de articulação interdisciplinar, voltada para o desenvolvimento de conhecimentos – saberes, competências, valores e práticas. Considera ainda que o avanço da qualidade na educação depende fundamentalmente do compromisso político e da competência técnica dos professores, do respeito às diversidades dos estudantes . Dessa forma, a proposta curricular é viva e dinâmica e deve promover inovações nas práticas pedagógicas constantemente.
Entendemos que o desenvolvimento de novas experiências curriculares estimula práticas educacionais significativas e permite que a escola estabeleça outras estratégias na formação do cidadão emancipado e, portanto, intelectualmente autônomo, participativo, solidário, crítico e em condições de exigir espaço digno na sociedade e no mundo do trabalho.
Tendo em vista a excelência em práticas educacionais e o ingresso do/a estudante no Ensino Superior das melhores unidades de ensino do Brasil, o ISBA conta com uma infraestrutura educacional paralela às atividades regulares:
– Cursos de Extensão Curricular (Empreendedorismo; Física Aplicada; Leitura analítica de obras literárias).
– Simulados de diferentes unidades de Ensino Superior.
– Cursos Interdisciplinares com foco nos processos seletivos.
– Simulados ENEM; Aulas ENEM.
– Aulas Interdisciplinares.
– Curso Intensivo para 1ª e 2ª etapas dos vestibulares.
– Orientação Profissional em parceria com o Centro Universitário UNISBA e outras instituições de Ensino Superior e profissionalizantes.
– Análise dos filmes indicados pelas principais unidades de ensino do país.
– Laboratório de Redação (reestruturação de textos).
– Laboratórios de Química, Física, Biologia e Informática.
– Acompanhamento individualizado (Serviço de Orientação Educacional).
Educação Solidificada
O ISBA investe na solidificação dos seguintes aspectos educacionais:
1.Melhoria das Condições de Trabalho Docente e Formação Continuada.
– Formação Continuada de Professores e Capacitação em Serviço
– Organização da Coordenação Pedagógica
– Estruturação dos Ambientes de Planejamento Didático
2.Apoio às Práticas Docentes
– Material Didático
– Novas Tecnologias Educacionais. (Ambientes Virtuais para Dinamização das Aulas)
3.Desenvolvimento do Protagonismo estudantil
– Apoio aos intercâmbios para Estudantes do Ensino Médio
– Produção de mídias pelos estudantes (apoio do Centro de Recursos Tecnológicos)
– Apoio a projetos de incentivo a arte e cultura
– Orientação de Carreira dos Estudantes do Ensino Médio (parceria com o projeto Social Carreira da UNISBA)
4.Infraestrutura Física e Recursos Pedagógicos
– Complexo esportivo, sítio, Teatro e o Centro Universitário
– Aquisição de recursos tecnológicos e equipamentos
5.Pesquisas e Estudos do Ensino Médio
– Elaboração de relatórios de pesquisa (Projeto Interdisciplinar), pelos estudantes.
Portanto, o Ensino Médio solidifica a relação do estudante com os números, as ciências e as humanidades. Solidifica os valores e princípios equacionando o espírito de cidadania e identidade cultural.