Escritor baiano é homenageado no Palavra Vida 2019

“O escritor fala sobre aquilo que o sensibiliza, que bate no coração”. Essas foram as palavras que mais expressaram o amor que Aleilton Fonseca tem pela escrita. O autor baiano foi o homenageado do projeto “Palavra Vida” 2019, iniciado na última terça-feira, 18 de junho, no Auditório Cícero Alves.

Em uma palestra para estudantes do 6º ao 8º Ano do Ensino Fundamental II e para as turmas da 1ª, 2ª e 3ª Série do Ensino Médio, Aleilton trouxe belas palavras de inspiração, resumiu sensivelmente sua trajetória como escritor e esclareceu dúvidas dos adolescentes que pretendem iniciar na árdua e prazerosa tarefa de transformar sentimentos em palavras.

Aleilton Fonseca, poeta, ficcionista, ensaísta e professor universitário de Literatura Brasileira, nasceu na cidade de Firmino Alves (BA), em 1959, e de lá pra cá já escreveu obras que vão ficar marcadas, como: “O Desterro dos Mortos”, “Nhô Guimarães” e “O Pêndulo de Euclides”. “Toda nossa imaginação provem de nossa relação com o real. O escritor é aquela pessoa que escreve nessa dinâmica da vida vivida, da experiência, do que aprendeu, do que leu nos livros, do que observou, com aquilo que ele imagina.”, esclareceu Aleilton.

Voltado para a valorização do espírito artístico literário dos estudantes do Colégio ISBA, o “Palavra Vida” se tornou um evento muito importante para os pequenos e grandes escritores, pois é na escola que dão os primeiros passos no caminho da literatura. “Este evento mostra que o ISBA prepara para a vida, em sentido mais amplo, através do cultivo integral das potencialidades cognitivas e afetivas do aluno. Com isso, cumpre sua missão educadora e cidadã, criando espaço de convivência literária e artística em que os professores, os alunos e seus familiares compartilhem da criação, da leitura e da fluência dos textos.”, elogiou o homenageado deste ano.

Com o tema “A escrita como forma de expressar sentimentos”, o Palavra Vida te convida para escrever, deixando registrado suas ideias, sentimentos, questionamentos, fragilidades, esperanças, enfim, tudo aquilo que seu coração mandar. Estamos aguardando sua produção até o dia 05 de agosto.