Palavra Vida celebra paixão pela leitura em noite de premiação

A noite de premiação do 28º Concurso Literário Palavra Vida foi inesquecível para nossos estudantes, seus pais, familiares e, em especial, para o homenageado desta edição, o poeta, escritor e professor baiano Aleilton Fonseca. Em sua homenagem, o tema desse ano foi “A escrita como forma de expressar sentimentos”.

Antes do anúncio dos melhores colocados, as crianças retrataram diversas passagens da vida do escritor, em apresentações teatrais, e prestaram a ele uma bonita homenagem em retribuição ao incentivo à leitura por meio de suas obras. Quem abriu a noite foi o Coral do ISBA, sob regência do querido maestro Cícero Alves.

Homenageado

Aleilton Fonseca nasceu em Itamirim, hoje conhecida como Firmino Alves, na Bahia, em 1959. Começou a publicar seus textos nos Jornais da Bahia e A Tarde, e logo depois se formou em Letras pela Universidade Federal da Bahia. Tornou-se professor e também concluiu o mestrado na área. Ainda atuou como professor convidado na Universidade Artois (França).

O poeta recebeu o Prêmio Nacional Herberto Sales, da Academia de Letras da Bahia, com o livro “O canto da Alvorada”. E recebeu pela Academia Brasileira de Letras a Medalha Euclides da Cunha, como um dos destaques entre livros e conferências sobre a obra “Os Sertões”. Pertence à Academia de Letras da Bahia desde 2005.

Premiados

Confira abaixo os estudantes premiados no Palavra Vida 2019. Os poemas foram escolhidos por uma comissão que teve como integrante a educadora, escritora e compositora baiana Mabel Velloso.

Ensino Médio
1º lugar – Cecília Vasconcelos Neves da Silva – 1ª série A
2º lugar – João Pedro Araújo Maciel – 3ª série B
3° lugar – Beatriz Rocha Bacelar Pimentel – 2ª série A

Fundamental II – 6º e 7º anos
1º Lugar – Lael Augusto Valente Lopes – 7º A – Fiquei cego
2º Lugar – Maria Teresa Fonseca Cabus – 7º A – O Tempo
3º Lugar – Anna Clara de Araujo Cunha – 6º B – Cada dia

Fundamental II – 8º e 9º anos
1º Lugar – Melissa Germano Kacheff Carrizo – 8º B – Eu ou ela
2º Lugar – Anna Luiza Paulino de Vasconcellos – 8º A – Ainda te Amo
3º Lugar – Sophia Rosa dos Anjos Souza – 9º A – Anos sem fim

ISBINHA
1º lugar – Sofia Fróes Andrade – Desenho
2º lugar – Kauan Santos Operti – Brincar de Poesia
3º lugar – Francisco França Vedovato – Filme

O Projeto

O projeto Palavra Vida nasceu do desejo de incentivar o gosto pela literatura, numa construção significativa das habilidades e competências no ato de ler e escrever textos literários. São muitos os encontros nesse projeto: consigo mesmo, com os professores, com a vida!

No Ensino Fundamental temos as oficinas de criação literária, lugar de descobertas da intenção lúdica e das possibilidades de “jogar” com as palavras. É a descoberta de que a Literatura é companhia, viagem, sonho e tantas outras coisas.

E no Ensino Médio temos as aulas de Literatura, que vão além do ensino clássico das escolas literárias. Parte-se com essa bagagem para dialogar com temáticas e épocas distintas. É a Literatura dando sentido ao que existe em cada um, possibilitando o reconhecer-se e o transformar-se.

Parabéns a todos os nossos estudantes que participaram do 28º Concurso Literário Palavra Vida! A paixão pela leitura é o que move todos nós na construção do conhecimento!

Imagens